10440987_643019865787397_8352613454336728284_n

Investigação

Talvez a grande maioria das pessoas assuma que a investigação se faz em laboratórios, com pipetas, máquinas complicadas e reagentes. Contudo, a investigação em Ciências da Saúde e em Ciências Sociais e Humanas também se faz na pesquisa sistemática de melhores condições de respostas às necessidades da Pessoa Humana do ponto de vista ecológico, sistémico e do desenvolvimento. Faz-se com as pessoas e para as pessoas.

No PIN é esse o nosso lema. A investigação dispõe de um laboratório único que é todo o espaço de observação, compreensão e relação entre as pessoas, na procura de fazer melhor no que se refere à avaliação e à intervenção nas Perturbações do Desenvolvimento.

Isto implica projetos de natureza abrangente e vocacionados para a melhoria da qualidade de vida das famílias que apoiamos. A investigação que desenvolvemos no PIN é realizada por profissionais com experiência científica com grau de Mestre e Doutoramento nas áreas das Ciências Sociais e da Saúde. A experiência neste domínio é significativa visto que a equipa do PIN tem vindo a desenvolver projetos apoiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

 

Ana Rodrigues

Parcerias Científicas

O PIN e a Fundação Champalimaud assinam parceria para alimentar o conhecimento científico nas áreas das perturbações neurocomportamentais infantil e juvenil. Esta parceria simboliza mais um passo em frente no caminho para um maior conhecimento na área do desenvolvimento e neurociências, através da construção de projetos conjuntos de investigação básica, clínica e iniciativas de formação especializada que pretendem aliar a prática clínica diária no PIN à ciência.

O PIN tem vindo a trabalhar com o Grupo de Neurociências da Fundação, colaborando intimamente na missão de melhor compreender o funcionamento cerebral no desenvolvimento e comportamento destas crianças e adolescentes. Trata-se de uma parceria inovadora que reúne duas equipas de excelência.

Veja aqui todos os nossos parceiros.

Investigações em Curso

Perturbações do Espetro do Autismo 

Atualmente está em curso uma investigação que pretende aprofundar o conhecimento sobre objectivo é explorar a visão de pais e irmãos sobre a brincadeira entre as pessoas com Perturbações do Espectro do Autismo e os seus irmãos. Saiba mais sobre este estudo aqui.

Este estudo resulta da colaboração do PIN com a Faculdade de Motricidade Humana.

Síndrome de Gilles La Tourette

Pretendemos com este estudo compreender melhor qual a base neuronal associada à formação dos tiques. Saiba mais sobre este estudo consultando os links:

- Informação geral;

- Informação para participantes;

- Informação para os pais.

Este estudo é resultado de uma parceria entre o PIN e a Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

 

Investigação: As funções executivas segundo a visão dos Pais de crianças com Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção

O nosso cérebro é um órgão fabuloso que funciona como uma orquestra. Cada instrumento no seu espaço e tempo para que a harmonia da música se faça sentir. Tal como numa orquestra, o cérebro tem um maestro. Que não é uma parte específica dele, mas um conjunto de funções a que chamamos “funções executivas”. Se existir uma dificuldade em utilizar estas funções, a música não vai surgir melodiosa ou afinada, ou ritmada.

É muito importante conhecer como é que podemos promover um bom desenvolvimento destas funções. Saiba mais sobre este estudo aqui.