Adotar uma criança é um dos desafios mais altruístas que uma família pode assumir. A adoção implica coragem, persistência, dedicação e uma dose imensa de amor para partilhar.

Consulta Adoção foi pensada para todas as famílias corajosas que no decorrer da aventura que é acolher uma criança encontram dificuldades, medos, inseguranças, sobre o desenvolvimento do seu filho e da sua família.

As famílias irão encontrar nesta consulta um espaço terapêutico promotor da consolidação das novas relações familiares no qual poderão ser trabalhadas um conjunto de crenças, expectativas, lealdades e medos associados ao processo de vinculação.

Muitas crianças adotadas trazem com elas histórias de abandono, negligência ou abuso que as tornam irrequietas, ansiosas e inseguras na construção de novas relações.

No âmbito da intervenção da Consulta Adoção e Novas Relações Familiares irão ser desenvolvidas um conjunto de ações de formação associadas à área de intervenção da consulta.

Os programas de intervenção serão sempre pensados com a família à medida das necessidades da crianças e da dinâmica familiar. Os programas poderão ser focados numa ou mais das seguintes dimensões:

  • Avaliação da dinâmica relacional e vinculação
  • Intervenção familiar orientada à construção de novas relações familiares
  • Intervenção terapêutica focada na história de vida da criança (trabalho de história de vida)
  • Promoção de competências parentais par famílias adotivas