Consulta PHDA no adulto
A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma condição que se caracteriza por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade que tem interferência no desenvolvimento e funcionamento do indivíduo ao longo de toda a vida.
Originalmente, a PHDA era considerada uma perturbação da infância e o seu diagnóstico não era realizado na idade adulta, no entanto, ao longo dos últimos 30 anos vários estudos mostraram claramente que uma proporção significativa das crianças com PHDA mantém critérios para a perturbação na idade adulta. Os dados apontam para uma prevalência de PHDA na população adulta de cerca de 3%, mas nem sempre é fácil reconhecer a perturbação no adulto, uma vez que ocorrem alterações na sua expressão clínica com o avançar da idade. No entanto o impacto na qualidade de vida é muito grande e abrangente.
A Consulta de PHDA do Adulto no Pin
Deste modo e conscientes da necessidade social de um serviço em que a resposta seja dada por uma equipa multidisciplinar com experiência no terreno, o Pin cria a presente consulta que tem como objectivos iniciais:
– Sensibilizar a população em geral, técnicos de saúde e empregadores sobre o tema da PHDA no adulto
– Realizar avaliações para despiste/diagnóstico desta perturbação na idade adulta (adultos jovens e adultos – a partir dos 17 anos)
– Encaminhar para serviços e respostas terapêuticas específicas que não sejam da actual competência do Pin;
– Acompanhar jovens adultos cujo diagnóstico foi realizado na infância
– Intervir no plano farmacológico e não farmacológico;
– Implementar, numa primeira fase, programas de intervenção individuais na área do coaching para a PHDA;
Esta consulta tem como responsável o Dr. Gustavo de Jesus, e colaboradores, o Dr. Bruno Santo e a Professora Doutora Ana Rodrigues.
Para mais informação e esclarecimentos, por favor envie mail para ana.rodrigues@pin.com.pt