Défice de Atenção na Adolescência…Transformers?
Défice de Atenção na Adolescência…E se falarmos de “Transformers” ?
Saiba mais sobre a apresentação que o Dr Bruno Santo vai levar ao Congresso do Porto…
Na adolescência ocorrem as mais profundas e graduais transformações. À medida que todo o cérebro se vai transformando, o adolescente vai experimentando diferentes papéis, como um ator que se recria em cada uma das suas representações. No passado, estas mudanças graduais e profundas que ocorrem na adolescência permitiram à nossa espécie recriar-se e evoluir, transformando-se naquilo que somos hoje. Para que tal acontecesse, o risco a certa altura compensava as possíveis consequências negativas, especialmente se esse risco fosse partilhado em fenómenos de grupo.
Se, devido a esta tendência evolutiva, os comportamentos de risco são mais prováveis na adolescência, poderão ter consequências mais graves num adolescente com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Os jovens com PHDA, especialmente aqueles que têm manifestações predominantes de impulsividade e agitação motora, perturbação do comportamento, oposição e desafio, ou perturbações emocionais mais complexas, que muitas vezes se desenvolvem, têm uma maior probabilidade de se encontrarem em situações de risco. Adicionalmente, nos tempos que correm e na correria dos nossos dias, existem algumas condições que aumentam essa mesma tendência.
Compreender as principais manifestações de PHDA na adolescência, o seu impacto nos diferentes contextos de vida do jovem, repensar a escola, refletir acerca de algumas das condições sociais, económicas e familiares que hoje em dia aumentam a predisposição para os referidos comportamentos de risco, realçar a importância de uma intervenção adaptada a todos estes aspetos, serão os principais objetivos desta comunicação. Transformar ciclos viciosos de risco em virtuosas oportunidades, que em nenhuma outra etapa de desenvolvimento como na adolescência são possíveis.