Dia internacional para a Consciencialização da Gaguez

Quando uma criança começa a gaguejar os seus pais querem determinar se o seu filho tem Gaguez.

Muitas crianças repetem palavras, cerca de 5% a 8% de todas as crianças entre os 3 anos e os 5 anos.
 Gaguez  é mais do que repetição de sons, podem ser bloqueios, pausas e prolongamentos, ou seja comportamentos primários. E pode também ter associado comportamentos secundários: movimentos da cabeça, piscar de olhos entre outros. 
Os pais vão querer saber o que está a acontecer antes que seja tarde, pois os comportamentos primários não deverão ser evidentes ou tornarem-se mais agudos para alem de seis meses após o seu aparecimento. Os demais são sinais de alerta para procurar um Terapeuta da Fala.
 
Um adolescente ou um adulto quer falar de modo mais fluente, tem de apresentar um trabalho numa reunião, tem provas orais na escola ou no estabelecimento de ensino superior e nesse contexto quer ser tão fluente quanto possível. Quer conseguir melhor lidar com o impacto psicossocial que a gaguez tem nele, como por exemplo demora a responder quando lhe perguntam Como se chama. Ou De onde é?
A sensação que tem é que não controla o modo como fala e que todos pensam que ele não sabe o seu nome! que não deve ser muito inteligente pois ainda não respondeu de onde é… é visto como alguém menos capaz do que os Outros.
 
É importante divulgar neste dia 22 de outubro de 2015 Dia Internacional da Consciencialização para a Gaguez que Crianças, Adolescente e Adultos que Gaguejam são tão capazes como outra Pessoa qualquer. E que se todos nós não fizermos nada não mudamos nada. Mas se nos informarmos pudemos reduzir o estigma e os mitos, bem como alterar atitudes para com as Pessoas que Gaguejam