Talvez a grande maioria das pessoas assuma que a investigação se faz em laboratórios, com pipetas, máquinas complicadas e reagentes. Contudo, a investigação em Ciências da Saúde e em Ciências Sociais e Humanas também se faz na pesquisa sistemática de melhores condições de respostas às necessidades da Pessoa Humana do ponto de vista ecológico, sistémico e do desenvolvimento. Faz-se com as pessoas e para as pessoas.
No PIN é esse o nosso lema. A investigação dispõe de um laboratório único que é todo o espaço de observação, compreensão e relação entre as pessoas, na procura de fazer melhor no que se refere à avaliação e à intervenção nas Perturbações do Desenvolvimento.
Isto implica projetos de natureza abrangente e vocacionados para a melhoria da qualidade de vida das famílias que apoiamos. A investigação que desenvolvemos no PIN é realizada por profissionais com experiência científica com grau de Mestre e Doutoramento nas áreas das Ciências Sociais e da Saúde. A experiência neste domínio é significativa visto que a equipa do PIN tem vindo a desenvolver projetos apoiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.