Há muito tempo que foram descritas alterações genéticas que estão associadas a um conjunto de características bem definidas, como é o caso da Síndrome de Down, X-Frágil, Prader Willi, Angelman, Williams, entre outras. O avanço científico e as novas técnicas de diagnóstico têm permitido a identificação de várias síndromes em que o nome parece um puzzle difícil de decifrar, como por exemplo síndrome de microdeleção 22q11.2 ou síndrome de microduplicação MECP2. Há ainda outros casos, em que as dificuldades manifestadas pela criança/jovem não têm uma causa genética ainda claramente identificada.
A Consulta de Síndromes Genéticas do PIN surge como resposta multidisciplinar a todos estes casos, proporcionando ao utente e sua família uma avaliação/intervenção especializada. Independentemente do conhecimento do perfil e alterações mais características de cada síndrome e da existência de programas de intervenção desenvolvidos especificamente para alguns deles, a avaliação e as estratégias de estimulação a implementar em cada criança são adaptadas às suas especificidades.
A Consulta de Síndromes Genéticas dá resposta partindo de uma análise aprofundada das diferentes áreas do desenvolvimento e dos diferentes contextos de vida da criança ou jovem e da sua família.
Para isso dispomos dos seguintes serviços: