Investigação

Talvez a grande maioria das pessoas assuma que a investigação se faz em laboratórios, com pipetas, máquinas complicadas e reagentes. Contudo, a investigação em Ciências da Saúde e em Ciências Sociais e Humanas também se faz na pesquisa sistemática de melhores condições de respostas às necessidades da Pessoa Humana do ponto de vista ecológico, sistémico e do desenvolvimento. Faz-se com as pessoas e para as pessoas.

No PIN é esse o nosso lema. A investigação dispõe de um laboratório único que é todo o espaço de observação, compreensão e relação entre as pessoas, na procura de fazer melhor no que se refere à avaliação e à intervenção nas Perturbações do Desenvolvimento.

Isto implica projetos de natureza abrangente e vocacionados para a melhoria da qualidade de vida das famílias que apoiamos. A investigação que desenvolvemos no PIN é realizada por profissionais com experiência científica com grau de Mestre e Doutoramento nas áreas das Ciências Sociais e da Saúde. A experiência neste domínio é significativa visto que a equipa do PIN tem vindo a desenvolver projetos apoiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Investigações em curso

Estudo sobre o auto-cuidado, seres e coping durante a pandemia de COIVID-19. Participe- Responda ao questionário on-line

Estudo sobre o impacto da quarentena por COIVID-19 na parentalidade. Participe- Responda ao questionário on-line

Parcerias Científicas

O PIN e a Fundação Champalimaud assinam parceria para alimentar o conhecimento científico nas áreas das perturbações neurocomportamentais infantil e juvenil. Esta parceria simboliza mais um passo em frente no caminho para um maior conhecimento na área do desenvolvimento e neurociências, através da construção de projetos conjuntos de investigação básica, clínica e iniciativas de formação especializada que pretendem aliar a prática clínica diária no PIN à ciência.

O PIN tem vindo a trabalhar com o Grupo de Neurociências da Fundação, colaborando intimamente na missão de melhor compreender o funcionamento cerebral no desenvolvimento e comportamento destas crianças e adolescentes. Trata-se de uma parceria inovadora que reúne duas equipas de excelência.

Veja aqui todos os nossos parceiros.