Luis Fernandes – Congresso PIN Champalimaud 2016
Iniciamos hoje uma série de rubricas em que vamos aprofundar os temas da palestras do congresso PIN e Fundação Champalimaud 2016.
Inscreva-se já aqui.
O que é o Sensation Seeking?
Sensation seeking, é um traço psicológico caracterizado pela necessidade individual de experienciar variadas, novas, complexas e intensas sensações e situações, assim como aceitar expor-se a situações de risco físico e social para concretizar as mesmas. Quando pensamos neste traço, pensamos na forma como as pessoas tem uma relação muito diferente com o risco, como as reacções de procura ou afastamento de situações com potencial de perda ou perigo são uma variável determinante no nosso comportamento. Quanto vale um estímulo? Que função tem o risco e a ativação emocional que o mesmo traz? São essas perguntas que me levaram a centrar o estudo e a exploração nesta dimensão.
Qual a relação entre o Sensation Seeking e a Perturbação de Hiperatividade e défice de atenção (PHDA)?
As crianças e jovens com PHDA são muitas vezes caracterizadas pelas suas fragilidades nos processos de auto-regulação e controlo da impulsividade, logo quando parecem existir evidências de um traço de sensation seeking associado a esta perturbação do desenvolvimento, está proporcionado o “casal perfeito” para a exposição a situações de risco elevado. Compreender as interacções entre estas diferentes dimensões pessoais é também fundamental para perceber o comportamento de alguns jovens e crianças e melhor desenvolver uma resposta terapêutica para os mesmos. Espero-vos no congresso para que melhor possamos explorar e discutir estas interacções.