O PIN faz 3 anos, Parabéns!
Há 3 anos começamos assim.
Não podíamos estar mais felizes por comemorar esta data consigo, obrigada!
Leia aqui o texto do Dr. Nuno Lobo Antunes escrito na inauguração do PIN.
Bem-vindos a um novo Centro para as Perturbações do Desenvolvimento, que reúne uma equipa experiente e coesa, de mérito reconhecido dentro e fora de Portugal, unida em torno do ideal de servir as crianças e as suas famílias na luta contra a discriminação de quem é diferente ou mais frágil.
Para nós não existem crianças problemáticas, mas sim crianças com um problema. De bom grado aceitamos o desafio de o identificar e minorar o seu impacto.
PIN é uma afirmação que se prende ao peito, e onde está inscrita a mensagem que queremos transmitir. Não só por pensar que é importante, mas porque se acredita que é possível passar a outros algo que erguemos como bandeira, ou melhor ainda, como convicção.
PIN é também o número que escolhemos porque é nosso, pessoal, único. Vivemos numa era onde o sentimento não tem nome, e o sofrimento não tem rosto. Para nós, cada criança ou família tem um nome, e uma face.
PIN é também o alfinete que fixa, e pode ser uma ideia com que um objeto frágil se casa, para revelar a sua importância.
Se estamos juntos é porque compreendemos os valores da solidariedade, que também são os da família.
Acreditamos que nenhuma criança é uma ilha desligada da escola e dos seus pais e irmãos, pelo que se a queremos ajudar, temos de ser solidários com os lados iguais deste triângulo.
Acreditamos que uma criança é um ser complexo e, para a compreender, é necessário olhá-la de muitos ângulos.
Acreditamos que uma criança é um ser em transformação e por isso necessita de quem não faça juízos definitivos.
Acreditamos que uma criança é um ser multifacetado e por isso carece de um Centro que reúna diversas competências.
Acreditamos sobretudo que, se na sua família ou instituição, existe uma criança em dificuldades, no PIN encontrará a compreensão que ampara, mas também o saber que auxilia.
Sim, cuidamos! Tal como no passado, é hoje o nosso lema.
Nuno Lobo Antunes
Diretor