O que é o Autismo?
Perturbações do Espetro do Autismo e Autismo são termos gerais utilizados para nomear um grupo de perturbações do neurodesenvolvimento, que se caracterizam por alterações na comunicação verbal e não-verbal, dificuldades na interação social e comportamentos e interesses repetitivos, estereotipados e restritivos.
A manifestação destas características, bem como o nível de desenvolvimento cognitivo e da linguagem podem apresentar uma grande variabilidade e levar a quadros clínicos com discrepâncias significativas.
Com a publicação, em maio de 2013, do manual de diagnóstico DSM-5, todos os subtipos de Autismo foram incluídos numa única categoria de diagnóstico – Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Anteriormente, as PEA eram reconhecidas como perturbações distintas, incluindo a Perturbação Autística (Autismo), Perturbação de Asperger (Síndrome de Asperger), Perturbação Global do Desenvolvimento Sem outra Especificação e Perturbação Desintegrativa da Segunda Infância.
O número de indivíduos diagnosticados PEA tem vindo a aumentar nos últimos anos e o diagnóstico tem sido cada vez mais precoce. Estima-se que 1% da população tenha uma PEA.
Os sinais mais evidentes do autismo tendem a manifestar-se entre os 2 e os 3 anos de idade. O diagnóstico precoce e consequentemente a intervenção precoce associam-se a um melhor prognóstico. Assim, promover a consciencialização para as PEA e os seus sinais é fundamental para um trabalho de prevenção de futuras dificuldades, assim como para apoiar a investigação no estudo sobre os métodos mais eficazes para diagnóstico precoce e intervenção.