" />

Perturbação de hiperatividade e défice de atenção

As dificuldades comportamentais, de atenção e de regulação do humor são frequentes na infância e podem constituir tarefas de desenvolvimento – e como tal serem temporárias – ou constituírem dificuldades mais permanentes que necessitam de uma intervenção específica.

Estas dificuldades são cada vez mais frequentes e implicam, na maioria dos casos, um impacto negativo na vida pessoal, familiar e escolar de crianças e adolescentes. São objetivos deste grupo de profissionais dar resposta clínica integrada, envolvendo a criança/jovem, a família e a escola, numa abordagem Multimodal.

Esta intervenção vai da avaliação aos programas específicos. O processo de avaliação tem como objetivo último a realização de um diagnóstico que é enquadrado com o percurso de desenvolvimento e com fatores ecológicos. Os programas de intervenção são sempre delineados em função das necessidades individuais de cada criança/adolescente, sua família e contexto escolar, social e comunitário.

Deste modo, o núcleo apresenta um conjunto de programas de avaliação/intervenção de natureza direta (como por exemplo o treino de autocontrolo, intervenção ao nível das perturbações do humor e da ansiedade, métodos e hábitos de estudo; treino de competências pessoais e sociais), a Intervenção Parental (formação, treino e suporte parental na gestão do comportamento) e a intervenção no contexto escolar (deslocações às escolas).

Paralelamente o núcleo dedica-se, com regularidade, à realização de ações de formação específicas, bem como a atividades de investigação, relacionadas à prática clínica desenvolvida.

Para dar resposta a estas situações, o PIN tem uma equipa especializada com técnicos de diferentes áreas profissionais - medicina, psicologia, educação especial e reabilitação/ psicomotricidade, que intervêm de forma multidisciplinar.

Áreas de Tratamento

  • PHDA
  • Comportamentos de Oposição e Desafio
  • Perturbação da Conduta
  • Consulta das Perturbações da Regulação do Humor
  • Perturbações de Ansiedade
  • Depressão na Infância e Adolescência
  • Perturbação da Coordenação Motora