As dificuldades comportamentais, de atenção e de regulação do humor são frequentes na infância e podem constituir tarefas de desenvolvimento – e como tal serem temporárias – ou constituírem dificuldades mais permanentes que necessitam de uma intervenção específica.
Estas dificuldades são cada vez mais frequentes e implicam, na maioria dos casos, um impacto negativo na vida pessoal, familiar e escolar de crianças e adolescentes. São objetivos deste grupo de profissionais dar resposta clínica integrada, envolvendo a criança/jovem, a família e a escola, numa abordagem Multimodal.
Esta intervenção vai da avaliação aos programas específicos. O processo de avaliação tem como objetivo último a realização de um diagnóstico que é enquadrado com o percurso de desenvolvimento e com fatores ecológicos. Os programas de intervenção são sempre delineados em função das necessidades individuais de cada criança/adolescente, sua família e contexto escolar, social e comunitário.
Deste modo, o núcleo apresenta um conjunto de programas de avaliação/intervenção de natureza direta (como por exemplo o treino de autocontrolo, intervenção ao nível das perturbações do humor e da ansiedade, métodos e hábitos de estudo; treino de competências pessoais e sociais), a Intervenção Parental (formação, treino e suporte parental na gestão do comportamento) e a intervenção no contexto escolar (deslocações às escolas).
Paralelamente o núcleo dedica-se, com regularidade, à realização de ações de formação específicas, bem como a atividades de investigação, relacionadas à prática clínica desenvolvida.