" />

Perturbações do Espetro do Autismo (PEA)

As Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) são perturbações do neurodesenvolvimento que partilham entre si várias características essenciais, nomeadamente, dificuldades na comunicação e na interação social, associadas a comportamentos e interesses repetitivos, estereotipados e restritivos.

A manifestação destas características, bem como o nível de desenvolvimento cognitivo e da linguagem pode apresentar uma grande variabilidade e pode levar a quadros clínicos com discrepâncias significativas.

Diagnosticando-se com maior frequência e numa idade cada vez mais precoce, estima-se que 1% da população tenha uma PEA

As PEA afetam significativamente o modo como a criança/adolescente percebe o mundo à sua volta, se comporta, brinca, comunica e se relaciona com os outros, com um impacto negativo na sua vida pessoal, familiar, escolar e social. O Núcleo de Perturbações do Espetro do Autismo e Défices Cognitivos do PIN existe para ajudar as crianças/adolescentes com PEA, as suas famílias, a sua escola e a comunidade em geral, a responderem aos vários desafios que estas condições clínicas implicam.

Com uma equipa de especialistas de diferentes áreas profissionais (medicina, psicologia, educação especial, reabilitação psicomotora, terapia da fala e terapia ocupacional), o Núcleo de Perturbações do Espetro do Autismo tem uma ação multidisciplinar e abrangente, desde o diagnóstico e intervenção terapêutica, à investigação e formação de profissionais na área das PEA e perturbações relacionadas.

O Núcleo dedica-se também a outras perturbações do desenvolvimento, que implicam défices cognitivos ou na autonomia, comportamentos obsessivos e compulsivos ou tiques.

O processo de avaliação é conduzido em conjugação com a família e a escola, e pretende não só obter um diagnóstico, mas permitir um levantamento de áreas fortes e fracas, que poderão apontar linhas orientadoras para a intervenção.

De um modo geral, a avaliação implica a realização de testes diretamente com a criança e recolha de informação através de entrevista e/ou questionários aos pais e educadores ou professores. O relatório de avaliação pretende assim ser um instrumento de caracterização da criança e do seu quadro clínico com recomendações e estratégias para pais e para os profissionais que acompanham a criança ou jovem.

O Núcleo de Perturbações do Espetro do Autismo e Défices Cognitivos oferece programas de intervenção específicos, que incluem técnicas cientificamente comprovadas, delineados de acordo com as necessidades individuais de cada criança/adolescente, a sua família e contexto escolar, comunitário e social.

Deste modo, o núcleo apresenta programas de intervenção dirigidos diretamente às crianças/adolescentes, envolvendo os pais ou outros cuidadores e intervenção indireta, que inclui reuniões no contexto escolar, ações de sensibilização para os professores e colegas da criança e adolescente. Abrangendo toda a variedade referida em termos de perturbações e de abordagens terapêuticas, o Núcleo investe na área da formação, através de workshops, ações de formação e de sensibilização.

O principal objetivo é informar os pais e os profissionais acerca dos sinais de alerta e características das perturbações, bem como dar ferramentas de intervenção através de estratégias práticas e especializadas. Na procura das melhores respostas de avaliação e intervenção, o Núcleo envolve-se em projetos de investigação, de forma autónoma, ou em colaboração com instituições de ensino.

Para qualquer esclarecimento relativamente à avaliação e/ou intervenção terapêutica nas perturbações a que se dedica o Núcleo, contacte-nos através dos emails: carla.almeida@pin.com.pt ou ines.leitao@pin.com.pt

Perturbações do Espetro do Autismo

  • Autismo (Perturbação Autística)
  • Síndrome de Asperger
  • Perturbação do Espetro do Autismo
  • Sem Outra Especificação
  • Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais
  • Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC)
  • Síndrome de Gilles de La Tourette
  • Tricotilomania
  • Dermatilomania
  • Alterações sensoriais
  • Atraso Global de Desenvolvimento

Síndromes Genéticas

  • Trissomia 21
  • Síndrome de X Frágil
  • Síndrome de Angelman
  • Síndrome de Landau-Kleffner
  • Síndrome de Cornélia de Lange
  • Síndrome de Prader-Willi

Entre os vários programas de intervenção destacamos:

  • Treino de autonomia;
  • Treino de competências académicas nas DID e PEA;
  • Treino de competências pessoais e sociais;
  • Treino de regulação e expressão emocional;
  • Treino de autocontrolo;
  • Programa de intervenção na ansiedade associada às PEA;
  • Programas de intervenção precoce no Autismo e outras perturbações;
  • Programa para perturbação alimentar nas PEA;
  • Terapia Cognitivo-Comportamental na POC e Síndrome Gilles de La Tourette;
  • Programa de Integração Sensorial.