As alterações que o Sono pode sofrer são tão diversas e de tão suma importância que a Medicina do Sono acaba de se constituir como Especialidade Médica também na Europa.
Sabe-se que um sono pobre em quantidade e qualidade tem consequências na saúde física, capacidades cognitivas, rendimento escolar e profissional, estabilidade emocional e autonomia, bem como no relacionamento sócio-familiar. Contribui ainda para quadros clínicos de ansiedade e depressão e para o agravamento de perturbações do desenvolvimento já existentes (ex: espetro do autismo e PHDA).
O Núcleo de Perturbações do Sono, constituído por uma psicóloga e por uma pediatra com formação específica em Sono e em constante atualização, conta também com a colaboração de outras especialidades médicas, o que permite uma resposta multidisciplinar ao nível da avaliação e intervenção clínicas.
O Núcleo aposta em avaliações relativas não só às perturbações do sono (a nível médico e psicológico), como das suas comorbilidades (alterações a nível cognitivo, emocional, comportamental e familiar). A intervenção vai focar então as alterações encontradas, é específica para cada criança/adolescente e adaptada à sua família, procurando dar a melhor resposta ao quadro clínico existente.
Paralelamente à atividade clínica, este Núcleo disponibiliza ações de formação para pais, técnicos educativos e técnicos de saúde e aposta também em projetos de investigação, que permitem um maior e melhor conhecimento das Perturbações do Sono.
Para qualquer esclarecimento relativamente à avaliação e/ou intervenção terapêutica nas perturbações a que se dedica o Núcleo, contacte-nos através do email: mafalda.leitao@pin.com.pt
Compreende-se então a importância da intervenção nas Perturbações do Sono, em particular nas mais comuns em crianças e adolescentes: