PIN e Dia Mundial do Sono
Eis que se aproxima mais um Dia Mundial do Sono, este ano celebrado dia 18 de Março sob o tema “Good Sleep is a Reachable Dream” (ou seja, um sono de qualidade é um sonho tangível).
Esta iniciativa parte novamente da World Association of Sleep Medicine e tem o objetivo de consciencializar para as perturbações do sono e sublinhar o seu impacto negativo a vários níveis, nomeadamente na saúde física e mental e custos associados para resolver os sintomas e consequências.
Sabe-se que os distúrbios do sono são já uma epidemia global pelo impacto que têm na saúde e qualidade de vida de 45% da população mundial mas, curiosamente, apesar da maioria serem passíveis de ser prevenidos e tratados, apenas um terço dos doentes pede ajuda profissional.
Cumprindo então o papel que nos cabe, também o PIN, a convite da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono (APCMS), vai participar hoje no Simpósio Dia Mundial do Sono – “Sono: dos sinais precoces a tempos atrozes”.
A psicóloga Mafalda Leitão, coordenadora do Núcleo das Perturbações do Sono, pretende sensibilizar para o impacto que estas têm no desempenho escolar, refletindo sobre estratégias para as identificar e contornar em meio educativo!