“São tempos difíceis de isolamento social, não há como negar … Se há 3 meses atrás nos dissessem que 2020 começaria com o mundo a sofrer uma pandemia, ninguém acreditaria. 

Somos seres humanos, somos frágeis, e estamos preocupados com as consequências desta situação, a nível económico, social e de saúde.As mudanças drásticas que ocorrerem na nossa rotina aumentaram o nível de ansiedade e de insegurança.

Sou mãe, sou esposa, sou filha, sou profissional …. Nunca vivenciei uma crise como esta, por isso, também estou assustada.
O acompanhamento psicológico que foi assegurado pelo PIN é como que um abraço cuidadoso ao aluno e à família.
E sentir que não estamos sozinhos, estamos todos juntos.

Juntos a viver o presente, mas com um olhar no futuro. Continuar a traçar objetivos, e definir metas, a não desistir. Esta é a mensagem que é transmitida nas sessões e que vão garantindo o equilíbrio mental que hoje tanto precisamos.”

MÃE DE UM ADOLESCENTE

DISLEXIA | CONSULTA SKYPE

“Sou uma mãe que tem vivido com preocupação o crescimento e desenvolvimento do meu filho!”

Apesar de normalidade aparente algo não parece estar bem, e eu e o pai gostaríamos que conseguisse usufruir do melhor que ele é, para ser Feliz.
Ansiávamos pela consulta com Dr.  Lobo Antunes! Chegou quando a COVID 19 já nos tinha imposto muito resguardo, evitar viagens ( moramos no interior norte ) e dar o exemplo de cumprimento de regras.Aceitamos a possibilidade de a esta primeira consulta – sempre a que mais gostaríamos presencial – fosse via Skype. À hora marcada cá estava o doutor  a bater-nos à porta e foi surpreendente!

Conversa fluida, contacto visual, observação de comportamentos, calma, confortável, com toda a afabilidade.

Sabem, as notícias não foram um sonho mas foi uma consulta muito útil, muito eficaz, um ponto de partida para um caminho que desejamos fazer juntos com a equipa do Pin e com o Dr. Porque sabemos que voltaremos a ser livres e felizes .

Ansiamos o próximo contacto! “

A. V.

DR. NUNO LOBO ANTUNES | CONSULTA SKYPE

“Contei várias vezes pelos dedos os dias, queria muito que o dia da consulta com o dr. Nuno chegasse rapidamente. Porém, à medida que o dia se aproximava, crescia o estado de pandemia no nosso país. E a consulta? Era a primeira consulta! Novos tempos, novas «armas», a consulta iria ser realizada via Skype. Confesso que senti algum receio, temi que o ecrã tornasse impessoal a conversa e dificultasse o diagnóstico, afinal era a primeira consulta! Conversei com o meu filho e partimos rumo a esta aventura. Agora, vivida a experiência, posso garantir que o clima de intimidade e de proximidade não foi em nada afetado. Mantivemos uma conversa agradável e assertiva que incluiu o diagnóstico e algumas linhas de tratamento. Não desistam das consultas, aproveitem este meio de comunicação, deixem o Dr. entrar nos vossos lares!”

S.M.

DR. NUNO LOBO ANTUNES | CONSULTA SKYPE

“Estou a residir no Reino Unido, e com listas de espera exorbitantes (aproximadamente de 3 anos) para ser avaliada e obter um diagnóstico de PHDA no adulto, resolvi obter o meu diagnóstico em Portugal no Verão de 2019. Desloquei-me a Portugal para a minha primeira consulta com o Dr. Gustavo Jesus, durante a qual se confirmou a suspeita do meu diagnóstico e iniciei tratamento farmacológico.

Antes de sair do consultório, o Dr. Gustavo disse-me “fez muito bem em procurar ajuda e vai ver que agora a sua vida vai mudar dramaticamente” e o Dr. não podia estar mais certo porque as mudanças foram mesmo impressionantes. Esta foi 𝗮 ú𝗻𝗶𝗰𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘂𝗹𝘁𝗮 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗹 que tive com o Dr. Gustavo e tenho vindo a ser acompanhada desde então via skype, com igual nível de atenção e personalização.

É fantástico que o PIN disponha deste serviço. A mim tem me permitido ter um 𝗮𝗰𝗼𝗺𝗽𝗮𝗻𝗵𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 à 𝗱𝗶𝘀𝘁â𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗻𝗮 𝗺𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗹í𝗻𝗴𝘂𝗮 𝗺𝗮𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮, 𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝘁𝗲𝗺 𝘀𝗶𝗱𝗼 𝗳𝘂𝗻𝗱𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮𝗹 𝗻𝗮 𝗴𝗲𝘀𝘁ã𝗼 𝗱𝗮 𝗺𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗣𝗛𝗗𝗔. Se não fosse pelo PIN ainda estaria em lista de espera aqui no Reino Unido, sem tratamento e muito provavelmente teria já desistido do meu Doutoramento.

Espero que, tal como eu, muitos outros portugueses aceitem experimentar esta nova forma de acompanhamento, que parece já se ter estabelecido como o ‘novo normal’ na forma como comunicamos e interagimos socialmente nos tempos que correm.”

ESTUDANTE DE DOUTORAMENTO NO REINO UNIDO

DR. GUSTAVO JESUS | CONSULTA SKYPE

“Na minha opinião, as consultas de acompanhamento via Skype são uma alternativa viável, porque apesar de não se poder estar presencialmente nas consultas, é uma forma de manter o contacto e desenvolver o trabalho já iniciado entre os utentes e os psicólogos, de forma a não se perder a evolução dos utentes.”

UTENTE DO PIN

DRA. ANA SIMÃO | CONSULTA SKYPE

” A possibilidade de poder continuar com as sessões, mesmo à distância, foi para nós fundamental. Numa altura em que estamos (e vamos estar…) tanto tempo em casa, com toda a dificuldade acrescida desta circunstância, a ajuda que estamos a receber está a ser imprescindível. 

Além das sessões, o apoio que temos recebido também por e-mail, tem sido fantástico!”

MÃE DE UMA UTENTE

DRA. JOANA FERNANDES | CONSULTA SKYPE

” Sou mãe de uma adolescente com dislexia e suspeitas de outro distúrbio associado. Vivemos na Beira Alta. 

Depois de uma longa espera por uma primeira consulta com o Dr Nuno Lobo Antunes, achámos que a atual pandemia não poderia funcionar como um novo obstáculo e ser o motivo de novo adiamento. Assim, nesta era do contacto digital “obrigatório”, decidimos aderir à consulta por SKYPE. 

Correu muito bem, à hora combinada o Dr Nuno ligou e a consulta aconteceu no escritório de nossa casa….conversa agradável e fluida…o ecrã não funcionou como obstáculo…AVANÇÁMOS !!!! 😁 “

MÃE DE UMA UTENTE

DR. NUNO LOBO ANTUNES | CONSULTA SKYPE

“Penso que as consultas Online são imprescindíveis neste processo porque são uma parte vertebral desta sensação de segurança e rotina que será necessário manter, para além do conforto que transmite pelo alargar do círculo de convivência.”

MÃE DE UMA UTENTE

DRA. CARLA OLIVEIRA | CONSULTA SKYPE

“O PIN permite a continuação do acompanhamento da minha filha através de consultas à distância. Muito importantes na estabilidade da criança principalmente no contexto em que vivemos. Obrigada PIN”

MÃE DE UMA UTENTE

DRA. SUSANA SANTOS | CONSULTA SKYPE

“Tendo por base o impedimento da manutenção das consultas presenciais de psicoterapia do Afonso no PIN, provocado pela situação pandemica de COVID-19, é nosso entendimento que se revela importante a manutenção das mesmas por videoconferência, pois permitem a continuidade da terapêutica. Naturalmente que o efeito presencial se perde, mas ganha-se na continuidade do trabalho de redução dos níveis de ansiedade do nosso filho”

PAI DE UM UTENTE

DRA. SUSANA SANTOS | CONSULTA SKYPE

“As consultas online são mais práticas, pois não é preciso sair de casa. Para além disso, não há muita limitação do que é possível fazer em relação a consultas presenciais, pois dá para partilhar a tela, e jogar jogos em conjunto. ” 

UTENTE

DRA. CATARINA CARRETO | CONSULTA SKYPE

“Só poderei estar muito feliz e satisfeita com o PIN porque o João evoluíu muito positivamente e o acompanhamento foi desde sempre à distância. Como o João está em casa, no seu “território”, sente-se mais seguro e descontraído. Não há stress com trânsito, estacionamento, tempo de espera, quando há algum atraso na consulta não tem qualquer impacto negativo porque facilmente ele se ocupa.

Este tipo de acompanhamento à distância permitiu ao João poder ser acompanhado semanalmente pelo PIN que de outra forma, vivendo em Braga, não seria possível.”

MÃE DE UM UTENTE

DRA. CATARINA CARRETO | CONSULTA SKYPE

As sessões com pessoal especializado bem como a mudança de escola, permitiu, ao meu filho, melhorias notórias a nível de auto estima e, consequentemente, na motivação pelos estudos.

Penso que a iteração do PIN, quase constante, com pais e professores, conjuntamente com outros factores tais como, mudança de professores e colegas de turma,  ajudaram em muito na recuperação do meu filho da maioria das disciplinas. 

MÃE DE UM UTENTE

DRA. AURORA | CONSULTA SKYPE

“As consultas online são mais fáceis no sentido em que dá para cumprir o horário mais facilmente, claro que há a desvantagem de às vezes ter cortes na transmissão de áudio e/ou vídeo e não haver aquele contacto direto mas ao mesmo tempo é uma forma mais confortável de ter as consultas”

UTENTE

DRA. CARLA OLIVEIRA | CONSULTA SKYPE

”Para o meu filho tem sido muito importante a continuidade das sessões de terapia online. No dia da sessão fica mais tranquilo apos falar com a psicóloga”

MÃE DE UM UTENTE

DRA. CARLA OLIVEIRA | CONSULTA SKYPE

“Saint-Exupéry ensinou-nos que “Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz”… À distância (mas muito perto) o PIN ensina-nos, semanalmente, a sossegar o coração, olhar em frente e confiar.

Sortudos somos por podermos ter, com um clique, um farol que nos ilumina.

Obrigada PIN.”

MÃE DE UM UTENTE

DR. MARIO TRIBUZI | CONSULTA SKYPE

“As sessões com a Aurora mesmo online, são produtivas e ajudam a organizar o estudo e também os trabalhos propostos pelos professores.”

UTENTE

DR. AURORA LOPES | CONSULTA SKYPE

” Estou a gostar da consulta on-line. Quando me foi proposto achei que fosse mais difícil para mim porque, muitas vezes estou com amigos online e tendo a distrair-me e a desligar um pouco, mas de um modo geral está a ser positivo, é como se estivesse no PIN. “

UTENTE

DRA. MARTA DUARTE | CONSULTA SKYPE

“Eu e o meu filho usufruímos de acompanhamento á distancia via Skype, aliás o meu filho foi dos primeiros a usufruir deste acompanhamento que foi fundamental para não termos que nos deslocar do norte para Lisboa.
Para nós é tão normal como se  estivéssemos no mesmo espaço que o terapeuta, acrescentando o conforto do nosso lar, assim uma vez por semana recebemos com muito carinho e gratidão em casa as nossas psicólogas, grata por todo o profissionalismo e dedicação.”

MÃE DE DOIS UTENTES

DRA. MARIA JOÃO GOUVEIA | CONSULTA SKYPE

“São tempos difíceis de isolamento social, não há como negar … Se há 3 meses atrás nos dissessem que 2020 começaria com o mundo a sofrer uma pandemia, ninguém acreditaria. Somos seres humanos, somos frágeis, e estamos preocupados com as consequências desta situação, a nível económico, social e de saúde. As mudanças drásticas que ocorrerem na nossa rotina aumentaram o nível de ansiedade e de insegurança. Sou mãe, sou esposa, sou filha, sou profissional …. Nunca vivenciei uma crise como esta, por isso, também estou assustada. O acompanhamento psicológico que foi assegurado pelo PIN é como que um abraço cuidadoso ao aluno e à família.É sentir que não estamos sozinhos, estamos todos juntos. Juntos a viver o presente, mas com um olhar no futuro. Continuar a traçar objetivos, e definir metas, a não desistir. Esta é a mensagem que é transmitida nas sessões e que vão garantindo o equilíbrio mental que hoje tanto precisamos. Obrigada”

MÃE DE UMA UTENTE

DR. MARIO TRIBUZI | CONSULTA SKYPE

“Num período que causa tanta perturbação, conseguir manter as consultas na data e hora prevista, mesmo que à distância, é perfeito para conservar a rotina e para as crianças sentirem que apesar das condicionantes, a vida normal continua. Aliás, mesmo antes da hipótese do acompanhamento à distância ter sido colocada, já o nosso filho tinha sugerido que “se fosse preciso utilizava-se o wattsapp para a consulta”!

Apesar de não ser “igual” a uma consulta presencial, esta modalidade à distância é essencial nestes tempos críticos – especialmente para as crianças a quem os desvios à normalidade causam sempre um nível de ansiedade suplementar. Esperamos, assim, que se possa manter esta possibilidade de comunicação!”

PAI DE UM UTENTE

DRA. CATARINA CARRETO | CONSULTA SKYPE

“No início tivemos alguns problemas técnicos, o meu Skype não estava a funcionar, mas depois conseguimos fazer a consulta. Correu bem, gostei da consulta e acho que foi importante, pois, se não a tivéssemos ficaríamos mais de um mês sem nos ver.”

UTENTE

DRA. CATARINA CARRETO | CONSULTA SKYPE

“Como sabe somos pais de dois filhos atualmente com 16 e 13 anos respetivamente. No ano de 2015 ambos foram diagnosticados com Síndrome de Asperger. Ambos precisavam de acompanhamento especializado.

Como pais, a nossa maior preocupação era que este pudesse ser feito pelos melhores especialistas. E essa preocupação para nós era ainda maior porque residíamos em Vila Real. E em Vila Real em 2015 não havia sequer profissionais especializados capazes de os poder acompanhar.

Ter nos sido dada a possibilidade dos nossos filhos poderem ser  acompanhados à distância através de sessões efetuadas online foi para nós uma oportunidade de ouro que nos facultou a possibilidade dos nossos filhos serem acompanhados pelos melhores especialistas nesta matéria, o que se revelou decisivo na evolução deles, sem ter o obstáculo da distância.

Doutra forma isso nunca seria possível. A primeira sessão da minha filha aconteceu em 16/09/2015. Ela tinha 12 anos.A do meu filho foi em 16/01/2016. Ele tinha 8 anos.

Desde essa altura que o acompanhamento deles foi sempre feito à distancia. Já o fazem há 5 anos. Ao longo destes 5 anos fomos percebendo que o acompanhamento deles nestes moldes se revelou muito mais vantajoso e achamos até que mais eficaz que o acompanhamento presencial em contexto de um gabinete ou consultório. Pois permite-lhes a possibilidade de ser feito em casa, no conforto da mesma, com toda a tranquilidade e sossego que isso permite, num ambiente que lhes é familiar, que não lhes perturba a rotina, o que é tão importante para eles, sem o stress das viagens, da espera no consultório, do cansaço da viagem de regresso.

Proporciona lhes todo um conforto que o acompanhamento presencial acaba por não proporcionar com nítidas vantagens penso que para todos – crianças, terapeutas especialistas e nós pais.

A importância da intervenção à distancia assume ainda mais importância para eles atualmente neste momento difícil que estamos a atravessar. Numa altura em que tudo se interrompeu – escola, atividades e quase que me atrevia a dizer a própria vida tal como a conhecíamos até aqui – possibilitou nos que o acompanhamento deles se pudessem continuar a fazer sem interrupções, com a frequência e normalidade habitual, trazendo assim, para alem das vantagens que lhes são reconhecidas na vida deles, também um pouco da rotina e da normalidade que se perdeu ultimamente devido às circunstancias.

Ao fim destes 5 anos não conseguimos encontrar desvantagens só vantagens. E por isso o balanço é mais do que positivo.

Não conseguimos sequer imaginar como seria a vida dos nossos filhos sem a oportunidade que lhes foi dada de poderem usufruir desta forma de intervenção.

Não queremos sequer imaginar. Os resultados são visíveis e a evolução deles notável.”

PAIS DE DOIS UTENTE

DRA. CATARINA CARRETO | CONSULTA SKYPE

“Iniciei as sessões on-line de psicologia há três anos atrás e não conheço a Doutora Joana pessoalmente, o que não impede que sinta a maior proximidade com ela e todo o à-vontade. Assim, sinto que as sessões on-line me permitem obter todos os benefícios de uma sessão de psicologia acrescendo o facto de estar no conforto da minha casa.”

UTENTE

DRA. JOANA MARAFUZ | CONSULTA SKYPE

“Já sou acompanhada pela Dr Joana Marafuz há muitos anos, e ao longo de todos estes anos sempre tive consultas presenciais. Porém, dadas as circunstâncias do covid-19, iniciámos agora o meu acompanhamento via online e o meu feedback é extremamente positivo. Especialmente num momento como este, penso que a oportunidade de ter acompanhamento a nível psicológico traz muitas mais valias, e de forma a não comprometer a saúde de ninguém, esta também me parece a forma mais adequada de o fazer. No meu caso, consigo garantir que a ajuda que tinha em consultas presenciais, mantém-se a mesma, mas agora de uma forma online. Estou grata aos profissionais que não deixam de trabalhar e são incansáveis, mesmo face às circunstancias que se vivem atualmente!”

UTENTE

DRA. JOANA MARAFUZ | CONSULTA SKYPE

“Olá Joana, já tinha tido sessões on-line e para mim não foi difícil ter de passar a ter sessões on-line durante esta situação que será temporária. Prefiro ter sessões “normais” no sentido de estar no consultório mas acho que consultas on-line resultam perfeitamente bem para substituir as consultas no PIN.

Na minha opinião as sessões correm muito bem pelo menos posso dizer que sinto que as nossas sessões têm corrido bem. Acho que estas sessões on-line têm uma mais valia pois os psicólogos conseguem, mesmo sendo à distância, acompanhar bem os pacientes e assim nem se perdem sessões que são importantes para estarmos bem (pelo menos no meu caso sinto que ter o seu apoio é uma mais valia pq posso sempre desabafar e contar as minha novidades).

Principalmente nesta altura em que somos obrigados a ficar em casa é muito importante ter o acompanhamento do psicólogo para nos manter tranquilos, focados e com a maior normalidade possível.”

UTENTE

DRA. JOANA MARAFUZ | CONSULTA SKYPE

“As consultas via Skype são uma ideia para as pessoas não ficarem sem terapia, distanciamento social pode prejudicar a saúde mental de pessoas neuro divergentes por isso, essa tática que utilizaram para os adolescentes que frequentam o PIN continuaram a terapia é muito útil. Apesar de eu achar que estaria mais conectada com a Liliana se fossem feitas presencialmente, mas eu entendo que seja necessário o afastamento.”

UTENTE

DRA. LILIANA MOREIRA | CONSULTA SKYPE

“Temos dois filhos que há 7 anos são seguidos pela PIN e fazem semanalmente sessões terapêuticas e quando necessário a consulta com o médico que os assiste também é realizada por SKYPE. 

Estamos muito satisfeitos com este serviço. Funciona muito bem e os nossos filhos têm melhorado muito. No caso da patologia dos nossos filhos que tem poc até somos da opinião que muitas vezes quando se encontram em crise se não tivéssemos está tecnologia ao nosso dispor seria muito difícil que a consulta fosse presencial.”

MÃE DE DOIS UTENTES

DRA. JOANA MARAFUZ | CONSULTA SKYPE

“Francisco começou a terapia em 2011/2012. Morávamos no Algarve e não havia outra possibilidade senão a sessão online. Nunca tivemos nenhum tipo de problema com relação a segurança, proteção da privacidade, absolutamente nada. Francisco nunca teve problemas de adaptação com relação ao tipo de terapia, que prossegue até hoje de modo saudável e seguro. No momento em que vivemos é importante conscientizar para a necessidade de permanecer em casa e aderir ao que de proveitoso a internet pode nos fornecer.”

MÃE DE UTENTE

DRA. JOANA MARAFUZ | CONSULTA SKYPE

“Venho deste modo agradecer ao PIN, em especial à Psicóloga Aurora Lopes, que acompanha o meu filho, tudo o que  estão a fazer pelos nossos meninos!

As sessões não presenciais são uma forma de continuar o apoio que os nossos filhos tanto necessitam, e ao mesmo tempo ajuda-os a manterem-se ocupados e a continuarem com as suas responsabilidades.” 

MÃE DE UTENTE

DRA. aurora lopes | CONSULTA SKYPE

“O meu filho tem gostado da experiência! É bom saber que está a ser acompanhado por uma especialista que o conhece e em quem confia! Para nós é um descanso vê-lo tão interessado e atento. Como adora as novas tecnologias, consegue estar mais focado!

Recomendo vivamente”

MÃE DE UTENTE

DRA. AURORA LOPES | CONSULTA SKYPE

“As sessões de terapia da fala realizadas à distância, via Skype, têm sido bastante benéficas para o Tiago. Após um período de adaptação e ajustamento do método, são bastante interativas e permitem-lhe continuar a beneficiar do apoio necessário. Por outro lado, são uma forma de manter e desenvolver a relação já consolidada com a terapeuta.”

PAIS DE UTENTE

DRA. SONIA CARDOSO | CONSULTA SKYPE

“Ficamos um bocado assustados quando soubemos que teríamos de ficar em casa por causa do covid-19, a pergunta que logo surgiu foi: o que iríamos fazer com nosso filho a precisar de assistência terapêutica se o decreto é ficar em casa. A Dra. Sónia nos deu a opção de fazer online, por videoconferência. Ainda não havíamos pensado nessa possibilidade e também não sabíamos se daria muito certo, pois o costume de sempre ter o profissional presente já estava em nosso dia a dia. Mas agora aprendemos que o presente não precisa ser físico, pois as terapias online tem sido muito agradáveis e sempre com ótimos resultados. O PIN tem ótimos profissionais e em especial a Dra. Sónia que tem nos assistido, tem dado apoio com nosso pequeno nesse momento difícil em que o mundo tem vivido. Outra questão que não podemos esquecer é a comodidade e praticidade, é exatamente isto que a terapia online no proporciona.”

PAIS DE UTENTE

DRA. SONIA CARDOSO | CONSULTA SKYPE

“Na sequência destes acontecimentos relacionados com o Covid19, fomos “obrigados”, para bem geral da comunidade e saúde geral da população, a estar “confinados” a um espaço e com saídas minoradas ao essencial.

Neste âmbito as actividades curriculares e extracurriculares, passaram de uma forma geral a ser ministradas via email. Tanto a nível escolar com aconselhamento de actividades sugeridas pelas educadoras da escola como com a Sónia ao nível da terapia da fala.

A minha opinião relativamente às sessões de terapia da fala, considerando o escalão etário e a criança em questão, o Lourenço, acrescentaram valor no sentido de não ser interrompido uma sequência semanal de actividades com a Sónia.

No entanto, apesar de ser um grande defensor das tecnologias para determinados fins, considero a actividade em sala em contacto directo com a criança mais producente. Não quero com isto dizer que as sessões tenham corrido mal, porque até pelo contrário têm corrido bem.

Quero com isto dizer resumidamente que, num futuro (esperemos) próximo, deveremos todos em geral como sociedade voltar ao contacto directo (aprender um pouco mais sobre propagação de epidemias, surtos) e utilizar este meio tecnológico como uma segunda linha para situações pontuais de impossibilidade de movimentação de uma das partes ou por outro tipo de justificação plausível.”

PAIS DE UTENTE

DRA. SONIA CARDOSO | CONSULTA SKYPE

“A intervenção à distância tem sido duplamente útil, porque me ajuda a ter objectivos na quarentena e continuamos o nosso trabalho para minha autonomia.”

UTENTE

DRA. ANA SIMÃO | CONSULTA SKYPE