Uma bola de cristal?

Perturbações do Desenvolvimento – prevendo o futuro

As ciências do comportamento procuram novas vias de conhecimento, que cruzam tecnologia com filosofia, genética e ambiente, na procura de uma forma de abordar o ser e o sentir, de acordo com uma matriz coerente de interpretação dos mecanismos que levam o homem em interacção, a ajustar-se de forma mais ou menos adequada aos desafios do seu quotidiano.
Todos sentimos que a classificação actual das perturbações do comportamento e desenvolvimento contém fragilidades que lhe limitam o prazo de validade, sendo reconhecido que se trata de uma aproximação “à verdade”, destinada, mais tarde ou mais cedo, a ser substituída por outra mais perfeita.
Nesta introdução ao tema do congresso, imaginamos uma forma diversa de pensar as perturbações do desenvolvimento. Olhamos o comportamento como o resultado da interação dinâmica dos vários elementos que constituem “a maneira de ser” do indivíduo, reconhecendo que cada um exerce sobre outros uma influência de grau variável conforme as circunstâncias e o estadio de desenvolvimento