Uma mesa redonda…

Uma mesa redonda sobre as Perturbações de Desenvolvimento?
As Perturbações do Neurodesenvolvimento são a expressão de diferentes factores que, numa interacção recíproca, se expressam em comportamento. Nesta mesa redonda discute-se como esta variabilidade de factores afecta o diagnóstico clínico e defende-se a inclusão desta visão no sistema de diagnóstico actual, DSM-5.
Pensar as Perturbações do Neurodesenvolvimento no futuro implica um sistema de diagnóstico que tenha em conta a genómica, a neurociência e a expressão da biologia no comportamento em interacção com os factores do meio. Sistemas como o DSM permitem descrever, enquadrar e orientar o pensamento para categorias, mas diagnosticar implica explicar o perfil de funcionamento de cada pessoa. Assim, a dimensionalização de alguns aspectos do DSM-5, bem como a análise cuidadosa de cada expressão sintomática, permitiria demonstrar não só a ausência ou presença de determinada perturbação como também a dinâmica em que os seus sintomas se estruturam na relação com o envolvimento e consequentemente o grau em que se manifesta num indivíduo em particular.
No Pin, o diagnóstico das Perturbações do Desenvolvimento pressupõe uma compreensão específica de cada pessoa, enquadrada pela moldura das categorias diagnósticas descritas no DSM. Porém, um diagnóstico é sempre a melhor explicação de um conjunto de dimensões comportamentais que interagem numa dinâmica única. É esta dinâmica unipessoal que deve orientar a intervenção.